terça-feira, 15 de julho de 2014

É Hora do Trabalho Manual. E agora?

Haja ideia e criatividade para trabalhos manuais em cultos infantis! Muitos não valorizam este momento. Acham que dá muito trabalho, precisa dinheiro, mas quero dar aqui alguns motivos pelos quais acho importante dar algum tipo de atividade para as crianças durante o tempo do culto infantil em nossas igrejas :

1. Podemos enfatizar o ensino bíblico através de atividades relacionadas à história. Por isso procure sempre que possível relacionar a atividade à história. Você pode conversar com a criança sobre os acontecimentos e as lições aprendidas durante este momento. É um bom método de recapitulação.

2. Estimula o desenvolvimento motor da criança. As crianças que não tem ainda idade escolar podem aprender desde pequenas a recortar, colorir, colar, porque estão aprendendo nas salinhas da igreja. 

3. Ao invés de ocuparmos o tempo com brincadeiras podemos direcioná-las a um momento mais tranquilo. 

4.Durante o tempo de trabalho manual, podemos ensinar aos pequeninos o valor de dividir os materiais com os coleguinhas, esperar a sua vez, pedir por favor, obrigado, não fazer fofoca, ajudar na limpeza, colaborar com aqueles que têm mais dificuldade, etc.

5. Este tempo mais descontraído nos aproxima mais da criança, ali enquanto elas trabalham podemos aconselhá-la em diversas áreas de suas vidas. As crianças tem a tendência de se abrirem mais enquanto estão em alguma atividade. Isto aprendi na prática. 

6. Elas gostam de levar uma lembrancinha do que aprenderam na igreja, podemos encorajá-las a recontarem as histórias aos seus pais, irmãos colegas, assim a igreja também se torna um assunto nos lares das crianças cuja família não é salva. 

Este são apenas alguns benefícios, sei das dificuldades, eu aqui muitas vezes fico quebrando minha cabeça para oferecer às crianças algo que não  seja apenas para preencher o tempo restante do culto infantil, mas também algo que seja de algum valor espiritual para as vidas das crianças que chegam na igreja. 

Devemos apenas nos lembrar que o pouco tempo que temos com as crianças na igreja devemos ao máximo ensinar-lhes coisas relacionadas ao Reino de Deus. Não sou contra fazer brincadeiras, só apenas procuro não fazer nada barulhento, pois as crianças ficam muito agitadas e depois para controlá-las fica mais difícil. E também porque o barulho pode atrapalhar o culto no templo (dependendo de algumas igrejas onde a salinha fica próxima ao templo).

Gosto de aproveitar materiais recicláveis, como rolinhos, latinhas, caixas de leite. E gostaria de encorajar aos professores a investirem também neste momento tão importante e que eu particularmente prezo bastante, pelos motivos citados acima.

Quero deixar por enquanto apenas duas idéias para trabalharmos com pratinhos descartáveis  e forminhas de docinhos que sobram das festinhas de aniversário. Tiradas da net e dos próprios manuais de professores. Você vai descobrir o quanto pode ser criativa, as crianças vão adorar! 

 Estes fizemos com as crianças e líderes do clube bíblico. O ensino foi sobre os amigos de Jesus que de pescadores de peixes foram chamados a serem pescadores de homens. Veja mais detalhes desta programação clicando neste link: Diamantes Eternos

Este fiz aqui em casa com minha filha Agnes. Meu marido desenhou os pães e os peixes. A história foi sobre quando Jesus ressuscitou e comeu pão e peixe com os discípulos. Provando assim sua vitória sobre a morte!
Bom Trabalho!

Mais idéias neste blog: Espaço Educar



Nenhum comentário:

Postar um comentário