terça-feira, 15 de julho de 2014

É Hora do Trabalho Manual. E agora?

Haja ideia e criatividade para trabalhos manuais em cultos infantis! Muitos não valorizam este momento. Acham que dá muito trabalho, precisa dinheiro, mas quero dar aqui alguns motivos pelos quais acho importante dar algum tipo de atividade para as crianças durante o tempo do culto infantil em nossas igrejas :

1. Podemos enfatizar o ensino bíblico através de atividades relacionadas à história. Por isso procure sempre que possível relacionar a atividade à história. Você pode conversar com a criança sobre os acontecimentos e as lições aprendidas durante este momento. É um bom método de recapitulação.

2. Estimula o desenvolvimento motor da criança. As crianças que não tem ainda idade escolar podem aprender desde pequenas a recortar, colorir, colar, porque estão aprendendo nas salinhas da igreja. 

3. Ao invés de ocuparmos o tempo com brincadeiras podemos direcioná-las a um momento mais tranquilo. 

4.Durante o tempo de trabalho manual, podemos ensinar aos pequeninos o valor de dividir os materiais com os coleguinhas, esperar a sua vez, pedir por favor, obrigado, não fazer fofoca, ajudar na limpeza, colaborar com aqueles que têm mais dificuldade, etc.

5. Este tempo mais descontraído nos aproxima mais da criança, ali enquanto elas trabalham podemos aconselhá-la em diversas áreas de suas vidas. As crianças tem a tendência de se abrirem mais enquanto estão em alguma atividade. Isto aprendi na prática. 

6. Elas gostam de levar uma lembrancinha do que aprenderam na igreja, podemos encorajá-las a recontarem as histórias aos seus pais, irmãos colegas, assim a igreja também se torna um assunto nos lares das crianças cuja família não é salva. 

Este são apenas alguns benefícios, sei das dificuldades, eu aqui muitas vezes fico quebrando minha cabeça para oferecer às crianças algo que não  seja apenas para preencher o tempo restante do culto infantil, mas também algo que seja de algum valor espiritual para as vidas das crianças que chegam na igreja. 

Devemos apenas nos lembrar que o pouco tempo que temos com as crianças na igreja devemos ao máximo ensinar-lhes coisas relacionadas ao Reino de Deus. Não sou contra fazer brincadeiras, só apenas procuro não fazer nada barulhento, pois as crianças ficam muito agitadas e depois para controlá-las fica mais difícil. E também porque o barulho pode atrapalhar o culto no templo (dependendo de algumas igrejas onde a salinha fica próxima ao templo).

Gosto de aproveitar materiais recicláveis, como rolinhos, latinhas, caixas de leite. E gostaria de encorajar aos professores a investirem também neste momento tão importante e que eu particularmente prezo bastante, pelos motivos citados acima.

Quero deixar por enquanto apenas duas idéias para trabalharmos com pratinhos descartáveis  e forminhas de docinhos que sobram das festinhas de aniversário. Tiradas da net e dos próprios manuais de professores. Você vai descobrir o quanto pode ser criativa, as crianças vão adorar! 

 Estes fizemos com as crianças e líderes do clube bíblico. O ensino foi sobre os amigos de Jesus que de pescadores de peixes foram chamados a serem pescadores de homens. Veja mais detalhes desta programação clicando neste link: Diamantes Eternos

Este fiz aqui em casa com minha filha Agnes. Meu marido desenhou os pães e os peixes. A história foi sobre quando Jesus ressuscitou e comeu pão e peixe com os discípulos. Provando assim sua vitória sobre a morte!
Bom Trabalho!

Mais idéias neste blog: Espaço Educar



quinta-feira, 10 de julho de 2014

Brincadeiras em Casa

Nossa filha Agnes gosta muito de brincar. Mês que vem fará 5 anos. 

Tem uma imaginação incrível. brinca o dia todo, ela é mãe, professora, dona de loja, dona de casa, caixa de supermercado, princesa, bailarina, etc, etc, etc. ela tem um vestidinho azul balonê que ganhou da vovó há seculos atrás, mas quer colocar todos os dias pra brincar de princesa Sofia, quem é mãe de menina sabe do que estou falando. O vestido vai da máquina pro corpo kkkkkk. 

É muito gostoso vê-la brincando, ela não tem vergonha de sua imaginação. Presta muito atenção nas situações reais para copiar em sua brincadeira, e todos nós temos que participar, e sempre usamos essa situação para ensinar-lhe algo valioso. Estamos sempre de olho no que ela está brincando, pois muito do que uma criança tem em seu coração é revelado durante as brincadeiras delas. Geralmente copiado dos desenhos que assistem.

Ela brinca de festa de aniversário, faz os convites e quer que participemos, então como eu gosto de vê-la feliz faço uns embrulhos de presente com um brinquedo dela mesmo, ela ama. 
Como nossa casa tem apenas dois quartos, Agnes e Annelise dormem no mesmo quarto, então para não atrapalhar o soninho da bebê deixamos os brinquedos da Agnes na sala. Assim nossa casa não para arrumada por uma hora, parece que estou o tempo todo tentando organizar. Para me consolar tento imaginar quando minhas filhas não estarão mais em casa para brincar, então ao invés de reclamar, agradeço a Deus por estes poucos anos que as teremos conosco.

Como ela também gosta de ser princesa bailarina resolvi fazer uma saia de bailarina pra ela brincar em casa, deixei bem claro pra ela : BRINCAR EM CASA. Ela adorou, claro.

 Fiz seguindo os passos deste vídeo aqui, desta mulher super simpática! Muito fácil, e fica uma graça! Para o tamanho dela usei aproximadamente 5 metros de tule rosa. 

Deixo por fim uma meditação na palavra de Deus para os pais que fiquem atentos nas brincadeiras de seus filhos, a infância passa muito rápido e temos de aproveitar esta faze para ensinar-lhes o máximo que pudermos com relação a Deus principalmente: "Até a criança se dará a conhecer pelas suas ações, se a sua obra é pura e reta". Provérbios 20:11.



segunda-feira, 7 de julho de 2014

O Grande Evento

Quarta feira 26 de março. Acordamos cedinho pois as 10:20 tínhamos um exame marcado na Santa Casa para nossa filha Annelise. Tentei planejar nossa saída um dia antes. Na noite de terça feira tivemos um culto aqui em casa, uma reunião normal de nossa igreja, ao final do culto Agnes me pediu para dormir na casa da vovó, eu achei bom, pois daí não teria nenhum imprevisto com ela durante a noite, pois Annelise,  ainda estava acordando a cada duas horas para mamar, e também seria uma a menos para arrumar de manhã. Parecia tudo perfeito. Acordamos cedo, papai e eu nos arrumando para sair, tomar café, arrumar a bolsa da bebê... Faltando dez minutos para nossa saída, minha mãe liga, Agnes estava com febre, chorando queria a mamãe. Ela chega de carro com meu pai, ainda de pijama aos prantos, eu tento acalmá-la, Annelise acorda chorando por causa dos gritos da irmã, o papai pega o bebe que quer mamar enquanto eu tento fazer um acordo com a mais velha. Peço pra ela ficar com a vovó pra podermos ir fazer o exame, a hora passando, ela não quer, então rapidamente troquei a roupa dela arrumei mais ou menos o cabelo, fiz um copo de leite para ela, pegamos todas as coisas trancamos a casa e... cadê a chave do carro? Gastamos uns minutos procurando, então resolvi ligar para meu pai, e estava com ele, tinha guardado de volta nos bolso, estávamos todos loucos por causa do show da Agnes pela manhã, hehehe. Ele veio rapidamente de bicicleta nos trazer a chave, então saímos e Annelise finalmente pôde mamar um pouco enquanto chegávamos no hospital. Deu tudo certo, quem nos via ali, bonitos e alegres jamais imaginaria a luta que foi para chegarmos na hora do exame, mas a partir daquele dia, todas as saídas de nossa família tem se tornado um grande evento para nós, com muitos preparativos , imprevistos, às vezes um show. 

Antes da Annelise nascer eu comentava com o Miguel como seria quando tivéssemos mais um filho, ainda estávamos em Vargem Bonita, nossas saídas eram mais ou menos assim, às vezes atrasados e sempre esquecíamos alguma coisa em casa, o trevo que leva para Piumhi era nosso ponto de retorno pra casa, pra buscar algo que não deveria ter sido deixado para trás. Agnes até já tinha se acostumado com isso, pois à vezes quando ela “esquecia” alguma coisa pedia para o papai chegar no trevo e voltar pra pegar uma garrafinha de água por exemplo, rsrsrs

Como missionários no interior de Minas Gerais, não levamos uma vida tão corrida, a maior parte dos dias podemos fazer as cosias com muita tranqüilidade, exceto em dias de programações normais ou especiais da igreja. Mas nos últimos dias nossa vida está um pouco mais animada que o normal. Agnes está crescendo rápido, está muito esperta, bonita e inteligente, ama ir para a escola e se interessa muito pelas coisas do Senhor, tem um desejo grande de conhecer face a face o Senhor Jesus. Outro dia estávamos fazendo devocional e eu lhe perguntei o que ela gostaria que eu orasse, ela pediu que eu orasse para Jesus voltar logo para que ela pudesse ir para o céu, eu, claro, orei chorando. Annelise está um encanto, já dorme de 5 a 6 horas à noite, adora tomar banho e dormir de bruços e gosta muito de sorrir. Amanhã fará 50 dias! Nossas filhas nos trouxeram mais alegrias e responsabilidades, somos muito mais felizes agora do que antes, estes dias de grande evento devem ficar marcados pra sempre em nossa memória, pra que um dia olhemos para trás e vejamos que todas as coisas valeram a pena, o autocontrole se faz muito mais necessário, e a lembrança de que nosso Senhor Jesus é a razão de toda a nossa vida  torna-a mais prazerosa! À Deus toda a glória! 










  






domingo, 6 de julho de 2014

E No Passo dos Meninos...

E No Passo dos Meninos...

"Passe meu senhor adiante de seu servo; eu seguirei guiando-as pouco a pouco, no passo do gado que me vai à frente e no passo dos meninos, até chegar a meu senhor, em Seir."        Gênesis 33.14

Assim como Jacó e sua família, vamos caminhando com o trabalho de implantação de uma igreja aqui em Piumhi-MG, "no passo dos meninos".

E isso em dois sentidos: Primeiro, o fato do nosso trabalho com as crianças estar sendo feito bem aos poucos e, segundo, pelo fato de termos que realizar nosso trabalho mais devagar, no passo de nossas filhas pequenas. Vamos aos detalhes:

Terceiro dia do clubinho

Nosso ministério com as crianças do bairro:
Já compartilhei aqui sobre o início do nosso Clube Bíblico: Primeiro Clube Bíblico em Piumhi, no qual tínhamos 3 crianças, 4 se contarmos nossa pequena Annelise, e no Facebook falei sobre o segundo dia, no qual tínhamos 4 crianças, 5 se contarmos a Annelise, rsrsrsrsr), já no terceiro sábado, o grupo aumentou, foram 8 crianças (desta vez sem a Annelise, que ficou com a vovó), mas não parou por aí, no domingo, duas destas crianças foram para a EBD e para o culto e outras crianças, vizinhas dos meus sogros, também chegaram, totalizando 7 crianças no domingo (8 com Annelise).

Ficamos muito felizes, depois de alguns meses podemos ver os primeiros frutos do trabalho com as crianças, os irmãos ficaram animados e as crianças gostaram demais, pois quase todas voltaram no culto de terça, quando tínhamos, novamente, 7 crianças.

8 crianças presentes
Não temos estrutura para receber muitas crianças, por isso estes dois dias foram bem "custosos", no domingo Débora teve que se desdobrar mas, depois de muito trabalho e mudanças de cômodos e móveis, deu tudo certo. Na terça, eu fiquei com as crianças, enquanto o Pr. Anderson Bezerra, que nos visitava, pregava para os adultos. 

Por isso digo que vamos "no passo dos meninos", pois vamos crescendo com eles, ao mesmo tempo que não temos como crescer mais, tem que ser aos poucos, e cada pouco é especial. As crianças são muito importantes, é maravilhoso trabalhar com elas, é devagar, e temos que ir mais devagar ainda. Confiando na Soberania do Senhor.

Nosso Ministério junto com as "nossas Crianças":
crianças durante o culto infantil
Pela primeira vez estamos iniciando uma igreja com nossas filhas ao lado, Agnes com quase 5 anos de idade e Annelise com 4 meses e isso tem sido uma novidade para nós, um aprendizado, um desafio e uma experiência completamente diferente do que vivemos em nosso primeiro ministério em Vargem Bonita.

Em nosso primeiro trabalho éramos recém formados do seminário e recém casados, não tínhamos filhos, mas tínhamos toda a disposição, energia e tempo possíveis. As ideias não faltavam, a vontade de trabalhar era imensa e, além de tudo, Deus nos concedeu um espaço amplo e útil, no qual podíamos realizar um trabalho muito eficiente com as crianças de Vargem Bonita.

crianças durante o culto infantil
Hoje não temos este espaço, pelo contrário, vamos nos virando com nossa garagem, com a casa dos meus sogros, com a rua, o chão, as cadeiras, etc, com o que temos. É tudo muito diferente. Além disso, temos nossas filhas e precisamos pensar nelas e trabalhar no ritmo delas, afinal, de um jeito ou de outro, elas precisam participar de tudo o que fazemos, mas são pequenas e precisam de atenção e cuidado. Agnes já nos ajuda muito, cantando, participando, brincando com as crianças e a Annelise alegra toda a criançada (e os adultos também) com seu sorriso alegre e espontâneo. Com nossas duas pequenas, não só o ministério infantil, mas tudo o que fazemos, tem que ser no passo delas. E quanto a isso estamos tranquilos, confiamos na Soberania do Senhor que tem Seu tempo e modo para tudo (Eclesiastes 8.5-6).

E assim vamos caminhando em nosso ministério aqui em Piumhi, no passo dos meninos, no passo das crianças, mas sempre em frente para a glória de Deus e de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
nossa amada e preciosa família

Pr. Luiz Miguel    

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Lembrancinhas Encontro de Casais



Semana passada tivemos em nossa região um acampamento para casais. Resolvi fazer lembrancinhas e o enfeite das mesas para o jantar romântico do primeiro dia. 
Vejam aí como ficaram. 


Marcadores de páginas de coração para as mulheres e...

chaveiro de bigode para os homens. 




Para as mesas, topiária de feltro em latinhas encapadas com juta e um laço de fita!
forramos as mesas com tnt branco e colamos corações de EVA com glitter ao redor dos pratos